Aeroporto Leite Lopes é tema em reunião de vereadores em São Paulo

Daesp recebeu parlamentares que solicitaram antecipação das obras de expansão
Aeroporto Leite Lopes é tema em reunião de vereadores em São Paulo

Fotos: Allan S. Ribeiro

Os vereadores da Comissão Especial de Estudos que acompanha o processo de ampliação do Aeroporto Leite Lopes se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21/02), com a superintendência do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, na capital, para solicitar a antecipação do cronograma das obras de expansão do aeroporto, programado inicialmente para o primeiro semestre de 2019.

De acordo com o presidente da CEE, vereador Alessandro Maraca (MDB), essa antecipação seria de suma importância para Ribeirão Preto. "Estivemos em Brasília no ano passado e conseguimos a liberação dos recursos, agora precisamos que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível. O Daesp acenou positivamente e prometeu verificar a possibilidade da antecipação do cronograma. Esse foi o ponto mais importante em termos de compromisso que obtivemos nesta reunião", afirmou Maraca. A comissão aproveitou ainda para solicitar ajuda do Daesp junto à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) na tentativa de reverter a decisão da agência de interromper a operação dos voos noturnos do aeroporto de Ribeirão Preto. "Também solicitamos a autorização do departamento para podermos visitar as dependências do aeroporto - o que não nos tem sido permitido - para verificarmos as condições atuais do local", acrescentou o vereador.

A reunião com o Daesp foi agendada por intermédio do deputado estadual Léo Oliveira (MDB), que também participou do encontro. "Essa é uma luta da qual não vamos desistir até que esse sonho seja concretizado, que é a internacionalização do Aeroporto leite Lopes. Eu procurei o Ministério dos Transportes e a Secretaria da Aviação Civil, que me garantiram que haveria uma aceitação do Governo Federal, caso o Daesp concordasse com a antecipação desse cronograma", afirmou.

A vereadora Gláucia Berenice (PSDB), que integra a CEE, enfatizou que a reunião foi muito produtiva. "Dentro das perspectivas que nós tínhamos antes de virmos ao Daesp, posso dizer que estamos otimistas com relação às nossas solicitações". Já o vereador João Batista (PP), também membro da comissão, aproveitou para solicitar junto ao Daesp o apoio para cobrar a prefeitura quanto a manutenção do entorno do aeroporto. "Se temos um aeroporto com tanto potencial como o nosso, acho importante que seja bem cuidado, principalmente nas áreas de seu entorno, como ruas, avenidas e canteiros centrais", comentou o parlamentar. O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Orlando Pesoti (PDT), também participou do encontro na capital.

Por André Luís de Jesus